Muito conhecida e utilizada por profissionais que trabalham com gestão de pessoas e desenvolvimento humano, a metodologia DISC é uma das principais  ferramentas para uma gestão eficiente de Recursos Humanos, ajudando a prever reações dos colaboradores às situações, aos desafios e aos conflitos.

As  informações obtidas através do DISC auxilia nas tomadas de decisões para promover recrutamentos, seleções, capacitação e atividades para o desenvolvimento das equipes. Por isso, saber analisar o perfil DISC é fundamental.


Como funciona a metodologia DISC

O DISC é aplicado por meio de questionários e formulários. Com as respostas, é possível gerar métricas que indicam comportamentos e competências dos colaboradores avaliados.

A partir dessa análise, os gestores obtêm indícios relevantes para traçar o perfil dominante dos profissionais, incluindo seus pontos fortes e pontos de melhoria, assim como o potencial que podem atingir na empresa.

Essas informações embasam as ações estratégicas que serão tomadas pela equipe de RH, tais quais o recrutamento, seleção, elaboração de plano de carreira, promoções, definição de ações para elevar o engajamento e desempenho das equipes e gerenciamento de conflitos, por exemplo.

O recrutamento e seleção dos candidatos

Se forem aplicados em processos de recrutamento e seleção  o DISC ajuda na identificação dos perfis comportamentais. Desse modo, é possível selecionar os candidatos mais adequados para a vaga em questão, seja ela de liderança, gestão, técnico, ou atendimento, por exemplo.

A cada 10 profissionais contratados pelo currículo, 9 são demitidos pelo comportamento. Ao conhecer as competências comportamentais e emocionais dos candidatos, fica mais fácil associar com as necessidades da organização e, consequentemente, diminuir o turnover.


O desenvolvimento dos colaboradores

Uma vez que com o DISC é possível avaliar os pontos fortes e os pontos a melhorar, os gestores conseguem preparar ações direcionadas para o desenvolvimento de competências específicas nos colaboradores, desse modo, os treinamentos podem ser mais efetivos.


O plano de carreira

Além dos salários e benefícios, o plano de carreira é essencial para conseguir motivar os colaboradores. Quando há uma projeção de crescimento dentro da empresa, a intenção de sair da organização é menor. Pensando nisso, traçar um objetivo profissional pode ser mais eficiente ao analisar o perfil DISC.

Dessa maneira, ciente das potencialidades e nos cargos em que se enquadra melhor, o profissional — juntamente com a equipe de RH — poderá traçar um plano estratégico para atingir objetivos na empresa, direcionando os talentos.


O feedback mais qualificado

Oferecer feedbacks é uma estratégia de estreitamento da comunicação entre gestores e geridos. Dessa forma torna-se possível alinhar o crescimento do setor e da empresa, buscando não apenas o resultado para a organização, mas também para os colaboradores.

Apontar falhas e pontos a melhorar exige sensibilidade dos gestores para que os colaboradores recebam as observações sobre o próprio desempenho de maneira tranquila. A metodologia  DISC ajuda a orientar o modo de fazer essa abordagem, para que não se sintam injustiçados pela avaliação.


Faça um contato e saiba um pouco mais a respeito desta metologia DISC como ela pode ajudar na gestão  de sua equipe



Share by: