"A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça por toda parte" Martin Luther King Jr.


O Brasil é conhecido por ser um país com um grande emaranhado de leis, principalmente na área trabalhista, na qual devem ser consideradas todas as garantias previstas na CLT, além de convenções coletivas e acordos coletivos para cada categoria, normas regulamentadoras de medicina e segurança do trabalho, bem como Portarias expedidas pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, entre muitas outras, o que torna fundamental uma consultoria trabalhista preventiva.


Quais as vantagens da consultoria trabalhista preventiva?


Existem diversos benefícios possíveis ao empresário que opta por uma assessoria trabalhista, evitando gastos não programados, segurança legal e tranquilidade ao seu negócio, vejamos alguns exemplos detes benefícios :


Financeiro: na questão financeira, a consultoria trabalhista preventiva irá auxiliar a empresa a evitar gastos jurídicos desnecessários devido a irregularidades trabalhistas e até mesmo pode detectar outros gastos que estão sendo realizados sem necessidade ou sem planejamentos. Ex : demissão no mês anterior à data base da categoria, demissão de funcionários estáveis, dentre outros.


Relação empresa-colaborador: ao contar com uma assessoria, a empresa também oferece mais segurança aos próprios colaboradores, que terão mais garantias de que os direitos trabalhistas serão respeitados. Essa segurança oferecida ao trabalhador tem como benefício uma relação mais saudável entre as partes, além de melhorias na qualidade de vida e satisfação profissional, que são revertidas em produtividade, estabilidade e crescimento mútuo.


Segurança contratual: os contratos de trabalho também serão analisados e se necessários serão reformulados, garantindo que todas as prerrogativas de ambas as partes sejam cumpridas e assegurando que a empresa não venha a encontrar problemas legais futuros relacionados estes contratos de trabalho.


Fiscalização do Trabalho : As vezes, por falta de conhecimento técnico, a empresa pode ser autuada e multada numa eventual fiscalização do trabalho ( que com o advento do e-social esta fiscalização pode ser até mesmo on-line) por falta de documentos simples ou até mesmo por pequenos hábitos e/ou rotinas que são praticadas e não estão de acordo com a legislação trabalhista. Com a assessoria preventiva, podemos detectar e corrigir estas pequenas falhas deixando a empresa sempre apta e em ordem para receber toda e qualquer tipo de fiscalização. São analisadas também, além das documentações e rotinas, as folhas de pagamento, marcações de ponto, todos os encargos e tributos mensais e anuais e também as questões de Segurança do Trabalho e Medicina Ocupacional.


Esta assessoria e consultoria é realizada por profissionais da área de Recursos Humanos, Departamento Pessoal e Segurança do Trabalho, capacitados, treinados e sob orientação e respaldo da diretoria da WORKSEGURH, no entanto, no caso de assuntos mais complexos, possuímos parceria com um escritório jurídico,  especialistas em diversas áreas jurídicas inclusive a Trabalhista, o qual pode orientar e representar sua empresa numa eventual demanda trabalhista.


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